quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VIVA A UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA!

Há 86 anos contra toda forma de opressão

Hoje, 1 /8, é uma data muito especial para a militância comunista: a União da Juventude Comunista completa 86 anos. E nunca esteve tão jovem! Se sua história nos enche de orgulho e se sua atuação escreveu importantes capítulos da história do país, como a fundação da União Nacional dos Estudantes, seu presente não se deixa ofuscar pelo passado brilhante. Hoje, a UJC mostra, não apenas do discurso, mas, principalmente, na luta diária, que ser moderno é ser revolucionário.





Juventude Comunista na luta contra homofobia.
Recentemente, durante a visita do Papa Francisco, a UJC foi às ruas denunciar os gastos exorbitantes, em um Estado supostamente laico, para trazer uma autoridade religiosa ao Brasil, além da truculência com que o gigantesco aparato repressivo do Estado foi usado para calar as periferias e garantir a segurança de “Sua Santidade”. Mais ainda, em plena Jornada Mundial da Juventude, promovida pela Igreja Católica, a UJC promoveu ampla campanha de agitação contra a homofobia e reafirmou: o lugar da juventude é transformando a sociedade, não fazendo coro para uma organização conservadora e reacionária.


"O futebol é do povo": campanha da UJC
Além disso, em meio a um processo de higienização dos estádios de futebol, de hostilização aos setores pobres das torcidas, que marginaliza e criminaliza a juventude e a pobreza, a UJC reafirma o caráter popular do futebol. Esse esporte, que ganha vida nos terrenos baldios, que se deixa jogar em ruelas e em vilas, com meias fazendo as vezes de bola e tijolos brincando de traves, não pode ser transformado em um espetáculo para a burguesia, como querem a FIFA e seu braço direito – o governo do PT/PC do B. Nesse contexto, também ganhou as ruas e as redes sociais ampla campanha de agitação dos jovens comunistas, combatendo a elitização do futebol, que tende a se intensificar com os megaeventos que o capital está promovendo no Brasil. Impossível deixar de lembrar, aliás, do valoroso camarada João Saldanha, a quem esta campanha acaba sendo involuntário tributo – um tributo à moda dos comunistas, sem elogios vazios, mas, sim, com muita luta.

UJC presente nos protestos populares, no Rio.
Como é bem sabido, ser atual é ser capaz de superar as velhas contradições e gerar novas. A UJC, ao completar 86 anos de lutas, mostra mais uma vez sua atualidade, sua formulação qualificada e sua combatividade. Em suma: sua capacidade de assumir novas tarefas. Prova disso é o lançamento, hoje, de seu novo jornal – “Voz Ativa” – que será certamente um importante canal de divulgação do socialismo e de fortalecimento da luta revolucionária. Com 86 anos, a UJC vive, luta e se renova!


O PCB – Pelotas saúda os jovens camaradas pela data e, mais ainda, por honrarem, nas lutas populares, uma trajetória que tanto orgulha o povo brasileiro, escrevendo os capítulos de sua geração nessa belíssima história. Aproveitamos para convidar a juventude de Pelotas a conhecer e ajudar a organizar a UJC, dando sua contribuição para a construção do socialismo.

VIVA A UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA!
VIVA A REVOLUÇÃO BRASILEIRA!
VIVA O SOCIALISMO!


PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO – PELOTAS/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário